Software para impressão de dados variáveis e formulários eletrônicos

Comumente conhecida como VDP, a impressão de dados variáveis é a conseqüência direta da impressão digital, que aproveita os bancos de dados de informações de clientes e os envia em formulários personalizados para dispositivos de impressão digital , já que permite a customização em massa de documentos, em oposição à "produção em massa" de um documento único, como litografia offset, por exemplo. Em vez de produzir 10 mil cópias de um único documento, entregando uma única mensagem para 10.000 clientes, a VDP poderia imprimir 10.000 documentos originais com mensagens personalizadas para cada cliente. Sua mensagem chega até seu cliente de modo único e pessoal, impossível de não ser notada.

Com o uso do VDP, associado ao conteúdo e relevância da campanha, o resultado pode ser entre 10 e 15 vezes maior que o modelo tradicional, portanto, se mostra uma ferramenta muito eficaz para aumentar o ROI em suas campanhas de marketing.

Outra vantagem é o aumento da taxa de resposta e o tempo de resposta. Isto pois, a personalização chama a atenção do consumidor e a taxa de resposta de uma campanha de mala direta aumenta consideravelmente. A personalização também reduz o tempo de resposta, porque a peça enviada tem um efeito sobre o consumidor. Este efeito faz com que o consumidor possa responder mais rapidamente. Um peça que não seja atraente pode ser colocada deixada de lado e até esquecida, por isso pode levar semanas antes que uma resposta é recebida.